terça-feira, 3 de abril de 2012

Antonov-225 (Mriya)

No passado fim-de-semana foi a loucura total com a novidade de que o monstro dos céus o Antonov 225 estava em Milão e iria fazer escala no aeroporto do Porto.
Tinha como destino os Estados Unidos fazendo escala no Porto e depois seguindo para a base das Lajes nos Açores.
A loucura foi total, eu próprio ainda à pouco tempo neste mundo fiquei maluco pois gostaria de vê-lo  ao vivo pois seria uma oportunidade única,pessoal amigo começou logo  a organizar “excursões” ao Porto para ver este menino.
Infelizmente a má noticia não tardou a chegar, afinal o monstro já não iria fazer escala no Porto para grande pena minha e de quem lá estava no aeroporto mas sim, iria directamente para a base das Lajes.

Fonte:Wikipédia

O An-225 Mriya, chamado pela OTAN de 'Cossack') é uma aeronave de transporte cargueiro estratégico, sendo construída pela Antonov Design Bureau, empresa russa que fabrica aeronaves. O An-225 é a maior aeronave de asa fixa do mundo. O design, construído para transportar a nave espacial Buran, e foi um desenvolvimento de aumentar o bem-sucedido An-124 Ruslan.Mriya (Мрiя) significa "Sonho" (Inspiração) em Russo.
O Antonov An-225 é disponível comercialmente para transportar cargas enormes, devido ao tamanho único de seu compartimento de carga. Para se ter noção de seu tamanho, ele comportaria, facilmente, mais de mil e quinhentas pessoas. Além disso, ele pode, como já foi mencionado, transportar cargas na parte externa e superior da fuselagem. Sendo usado para transportar cargas dessa forma, a capacidade de carga diminui para um pouco menos de duzentas toneladas. Entretanto, as medidas da carga aumentam. O comprimento, por exemplo, passa de pouco mais de quarenta e quatro metros para mais de setenta. É necessário, apenas, que essa carga tenha um mínimo de aerodinâmica. Atualmente, há somente uma aeronave em operação.

Voou pela primeira vez no dia 21 de Dezembro de 1988. A aeronave estava em uma demonstração estática no Paris Air Show em 1989 e voou durante os dias liberados ao público no Farnborough Air Show, em 1990. Duas aeronaves foram encomendadas, que atualmente são operadas pela Antonov Airlines, matriculadas UR-82060 e UR-82070. Estes são disponíveis comercialmente para carregar cargas excessivamente pesadas e grandes, para até 600.000 kg internamente, ou ainda 400.000 kg na área superior à fuselagem. A carga na parte superior da fuselagem pode ter até 70m de comprimento
Deixo aqui algumas fotos tiradas em Milão cedidas pelo  spotter Italiano David Bianco para o qual quero deixar pubicamente o meu muito obrigado, no qual faz parte do staff do forum malpensa-spotters.
Espero que gostem!!!
Abraço
Octávio






















1 comentário:

  1. Muito bonito este monstro. Mas já está em testes um novo modelo...
    http://www.facebook.com/photo.php?fbid=416288681718912&set=a.107637375917379.14679.100000133504690&type=1&theater

    ResponderEliminar

Obrigado pelo seu comentário mas atenção não se esqueça de assinar pois caso seja anónimo não será publicado.

Abraço,
Octávio